Acidez
31 de Outubro de 2015
Ácidos Graxos Totais
31 de Outubro de 2015
Mostrar tudo

Acidez em Acido Oléico

O ácido oleico é um ácido carboxílico, por possuir um grupo funcional COOH.

O ácido oleico é um ácido graxo de cadeia longa possuindo 18 carbonos na sua estrutura.

Por possuir uma dupla ligação entre os carbonos ele é chamado de ácido graxo insaturado.

Os ácidos graxos são uma classe de compostos orgânicos que constituem os lipídeos, os quais são vitais na construção da membrana celular, estando presente na epiderme, o qual protege e faz parte da barreira da pele evitando a sua desidratação, por perda de água trans epidérmica.

O ácido oleico é um ácido graxo essencial (ômega 9), o qual participa do nosso metabolismo, desempenhando um papel fundamental na síntese dos hormônios.

O ácido oleico, quando purificado e bi-destilado, apresenta-se na forma líquida na temperatura ambiente, sendo um líquido de cor incolor a levemente amarelado. O ácido oleico se solidifica com o abaixamento da temperatura, sendo que se torna sólido na temperatura de 14° – 16°C .

Por possuir uma cadeia grande lipofílica, o ácido oleico e insolúvel em água e solúvel em solventes orgânicos e óleos vegetais.

Quando exposto ao ar ou ao calor se torna amarelo e rançoso, como em gorduras animais. No óleo de oliva (azeite) a sua concentração chega ser cima de 70%.

Também está presente em alta concentração no óleo de sementes de uva, óleo de canola, óleo de gergelim, óleo de girassol, óleo de soja, óleo de palma e em animais marinhos, como o tubarão e bacalhau.

Seja para esta ou demais técnicas a Labornutri esta a inteira disposição para lhe auxiliar em sua análise, deixando nossa Equipe a inteira disposição para que consulte-nos sobre suas dúvidas e outras analises, temos convenio com laboratório de Microbiologia, Solos e de Micro minerais, entre em Contato agora mesmo ou nos acione nos contatos abaixo.