Ácidos Graxos Totais
31 de Outubro de 2015
Cálcio
31 de Outubro de 2015
Mostrar tudo

Atividade Ureática

A determinação da atividade ureática tem como objetivo determinar a destruição dos fatores antinutricionais presentes, por exemplo, no grão de soja.

Sua metodologia consiste em determinar a redução na atividade da enzima urease, presente no grão de soja, a qual é destruída pelo calor.

Existe uma correlação direta entre os fatores antinutricionais e a urease; ambos são termolábis, destruídos pelo calor.

Portanto com a inativação da enzima urease, teoricamente, os fatores antinutricionais estariam destruídos.

De uma maneira geral essa análise determina se o farelo de soja recebeu processamento térmico suficiente para inativar os fatores antinutricionais presentes no grão de soja.

A análise de atividade ureática é um indicativo do processamento térmico adequado ou inadequado do farelo de soja.

Como resultado dessa análise, pode-se observar que atividade ureática com valor de pH variando de 0,01 até no máximo de 0,15, indica que o farelo passou por um adequado processamento térmico objetivando a destruição dos fatores antinutricionais (FARELO DE SOJA: PROCESSAMENTO E QUALIDADE, 2007).
A determinação da atividade ureática em grãos de soja baseia-se na variação de pH que ocorre em função da amônia que é liberada pela ação enzimática da urease, conforme descrito abaixo (A.O.A.C., 2000).

Seja para esta ou demais técnicas a Labornutri esta a inteira disposição para lhe auxiliar em sua análise, deixando nossa Equipe a inteira disposição para que consulte-nos sobre suas dúvidas e outras analises, temos convenio com laboratório de Microbiologia, Solos e de Micro minerais, entre em Contato agora mesmo ou nos acione nos contatos abaixo.