Matéria Seca Total
31 de Outubro de 2015
Nida
31 de Outubro de 2015
Mostrar tudo

NDT (Cálculo / Estimativa)

Este trabalho é realizado com o objetivo de determinar a composição bromatológica, a digestibilidade in vitro da matéria seca e estimar o NDT de alguns alimentos utilizados na dieta de ovinos no estado de Mato Grosso.

Os alimentos avaliados foram: a silagem de milho, a cana-de-açúcar, o fubá de milho, o farelo de soja, o grão do capim pé-de-galinha e a casca de soja.

Os alimentos foram avaliados quanto ao teor de matéria seca, proteína bruta, extrato etéreo, matéria mineral, carboidratos totais, fibra em detergente neutro e fibra em detergente neutro indigestível.

Adiante, os mesmos foram submetidos à incubação in vitro pelo método de dois estádios e por meio dos valores obtidos, calculado o teor de nutrientes digestíveis totais.

Foram estimados os valores de NDT para o fubá de milho, para a silagem de milho e cana-de-açúcar semelhantes aos observados na literatura nacional.

Os resultados permitem inferir que o uso da equação de Van Soest (1994) pode reduzir o trabalho, o custo e o tempo necessário para a estimação do NDT dos alimentos.

Seja para esta ou demais técnicas a Labornutri esta a inteira disposição para lhe auxiliar em sua análise, deixando nossa Equipe a inteira disposição para que consulte-nos sobre suas dúvidas e outras analises, temos convenio com laboratório de Microbiologia, Solos e de Micro minerais, entre em Contato agora mesmo ou nos acione nos contatos abaixo.